5 dicas para comprar balança de precisão

comprar balança
3 minutos para ler

Existem diversos tipos de balanças de precisão, cada uma com um propósito e utilização diferente. Escolher o equipamento correto evita prejuízos como o desperdício de materiais e ingredientes, assim como erros de medição na hora da pesagem. Para que você acerte na hora de comprar balança de precisão, é necessário verificar as especificações que mais satisfaçam as suas necessidades.

Ao adquirir uma balança de precisão é essencial conhecer as suas principais características, que mudam de acordo com modelo e fabricante. Para encontrar a balança ideal, confira as dicas que preparamos para você. Boa leitura!

1.  Tipos de balança

Para escolher uma balança é fundamental saber a quantidade de material que geralmente é pesada e a precisão necessária na hora da medição. Para tanto, existem as balanças analíticas, semi-analíticas e de precisão. Veja a diferença entre elas:

  • Balança Analítica: são balanças que mede a massa com alto grau de precisão. Apresentam o prato para colocação de material protegido por portinholas de vidro, pois leves correntes de ar podem significar instabilidade no valor exibido. Normalmente tem capacidade de pesagem na faixa de 80 a 300 g com resolução entre 0,01 mg a 0,1 mg
  • Balança Semi-analítica: com características construtivas semelhantes às balanças analíticas, tem capacidade de pesagem na faixa de 300 g a 600 g com resolução de 1 mg
  • Balança de Precisão: as balanças de precisão são menos sensíveis à flutuação de temperatura e correntes de ar e por isso, produzem leituras estáveis em uma faixa mais ampla de condições ambientais do que a balança analítica que devem ser utilizadas sob condições rigorosas para garantir leituras precisas. As balanças de precisão oferecem uma ampla gama de capacidade de pesagem, variando de 1 kg até 60 kg, com resolução entre 2 e 0 casas decimais, ou 10 mg a 1 g por exemplo.

A principal distinção entre esses equipamentos é o grau de precisão. A balança analítica como citamos acima, pode ter uma resolução de 0,0001 g. Já a balança semi-analítica, uma resolução de 0,001 g e a balança de precisão entre 0,01 g e 1 g de resolução.

2.  Aprovação e selos

Na hora de comprar balança de precisão, é necessário verificar se ela tem o selo e o lacre do Inmetro, que garantem a qualidade do equipamento. A balança é um equipamento controlado, e adquirir uma sem aprovação de modelo pode resultar em interdição e/ou apreensão.

Além disso, ela deve apresentar algumas informações que mostram suas características construtivas e dados metrológicos, como a capacidade, resolução, classe, faixa de temperatura, o modelo, o fabricante e outros. Essas informações são exibidas na chapa de identificação da balança, um item que é exigido pelo Inmetro.

3.  Capacidade de pesagem

Antes de comprar balança de precisão, confira a faixa máxima e mínima de pesagem dos seus produtos. Por exemplo, se a faixa de pesagem está situada entre 20 g e 100 g, não há necessidade de adquirir uma balança de 500 g. Nesse caso, o mais indicado seria uma balança de 100 ou 200 g que tem uma menor divisão, resultando em pesagens mais precisas. 

4.  Resolução

Após definido qual a capacidade de pesagem ideal para o seu produto, o próximo requisito a ser avaliado é a resolução necessária da balança em função da tolerância do seu processo/produto. A resolução é a menor divisão da balança, ou seja, é a menor indicação observada na balança.

É recomendável que a resolução da balança seja 1/10 da tolerância do seu processo. Por exemplo: se a tolerância do seu processo de pesagem for ± 0,03 g, a resolução da balança deve ser menor ou igual a 0,003 g. Por razões econômicas, a razão mínima recomendada entre a tolerância do seu processo e a resolução da balança deve é de 1/5. 

5.  Voltagem e bateria

A grande maioria das balanças apresenta voltagem para 110 V e 220 V. Porém, podem haver oscilações na rede que prejudiquem seu funcionamento. Para evitar prejuízos, opte por comprar balança com fonte externa, que não exija o rompimento do lacre do Inmetro para trocá-la. Além disso, existem balanças com bateria interna, que apresentam vantagem na falta de energia elétrica e na flexibilidade de utilização em qualquer ponto da empresa, sem a necessidade de extensões ou tomadas próximas. 

Não se esqueça de agendar calibrações anuais ou semestrais na sua balança de precisão, que devem ser realizadas no local de trabalho habitual. Além disso, as balanças devem ser instaladas de acordo com as instruções do fabricante, longe de calor, luz solar direta ou correntes de ar.

Se você gostou das nossas dicas para comprar balança de precisão, siga-nos nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Categorias
POSTS POPULARES
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR