O que considerar na hora de comprar uma balança industrial?

4 minutos para ler

Oferecendo mais precisão e pesagem de cargas pesadas, a balança industrial é resistente e atende a todas as necessidades da indústria. Indicada mesmo para operações severas, este tipo de equipamento confere confiabilidade aos processos de medição, facilitando o gerenciamento da carga.

Podem ser instaladas sobre uma bancada, diretamente no piso ou embutida, conforme a necessidade de cada processo. Além disso, todo o controle da balança industrial é digital, por meio de software que permite inclusive, a configuração para comunicação com periféricos como: computador, impressora, sinalizadores e etc.

Projetadas para aguentar o trabalho pesado da indústria, balanças desse tipo tem proteção contra impacto e sobrecarga. Contém filtro digital de estabilidade, para melhorar a performance dada as condições adversas do ambiente onde serão instaladas.

Na hora de escolher a balança industrial mais adequada ao seu negócio, é preciso ficar atento a algumas especificações. Confira todas a seguir.

O que considerar para comprar a balança industrial certa?

Com tantas opções disponíveis, fazer a melhor escolha ao comprar uma balança industrial depende da necessidade do seu negócio, mais as especificações do equipamento que indicam qual o modelo melhor entregará a agilidade, qualidade e segurança de medição.

Separamos as características mais importantes de serem observadas. Veja:

Dimensão

Verifique as dimensões do objeto a ser pesado para definir a balança com tamanho de prato ou plataforma, ideal para sua necessidade. Por exemplo, não é adequado pesar um objeto de 80 cm x 100 cm em uma balança com plataforma de 50 cm x 50 cm. Além da imprecisão na medição, a balança poderá ser danificada.  

Capacidade

As faixas máxima e mínima de pesagem indicam a capacidade da balança. Na hora de escolher, você considera o intervalo de peso dos produtos que serão pesados na balança que será adquirida. Afinal, adquirir uma balança com capacidade muito maior do que a necessária, sairá mais caro e dependendo da resolução, poderá ser menos precisa do que o ideal.

Tolerância do processo

Defina a tolerância aceitável da variação de peso para o seu processo de pesagem. Vamos supor que para manter a percepção de valor de um produto (exemplo: sabor, cheiro, viscosidade, cor, etc), sua empresa define que são necessários 10 kg da matéria prima X com uma tolerância aceitável de mais ou menos 1 g. Ou seja, para garantir a confiabilidade do processo, a balança deve ter uma precisão que seja suficiente para atender os critérios de tolerância. Veremos a seguir no tópico sobre a resolução da balança, a recomendação da relação: precisão x tolerância.

Resolução ou menor divisão (d)

A resolução da balança ou também chamada de menor divisão, simbolizada pela letra (d), é essencial para definir a balança correta para um determinado processo. Como dissemos no tópico anterior, a resolução da balança deve ser capaz de atender com precisão, a tolerância do processo de pesagem. Para isso, uma boa recomendação é a razão 10:1 entre a tolerância do processo e a resolução da balança. Esta recomendação está no documento “JCGM 106: 2012 – Evaluation of measurement data: the role of measurement uncertainty in conformity assessment”. (Avaliação de dados de medição : o papel da incerteza de medição na avaliação da conformidade). O JCGM – Joint Committee for Guides in Metrology (Comitê Conjunto para Guias em Metrologia) é um órgão assessor do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM)

Voltagem e bateria

Apesar de a maioria das balanças ter voltagem de 110V e 220V, a melhor opção é comprar uma balança industrial com fonte externa, para reduzir os prejuízos causados por oscilações na rede. Alguns modelos também têm bateria interna, ferramenta útil em caso de queda de energia e mobilidade nos modelos de balança industrial portátil. 

Resistência e material

Sobre a resistência da balança, nos referimos às condições do ambiente e da operação. Considere o local onde o equipamento será instalado e quais situações típicas do espaço podem influenciar sua atividade, como: área classificada, vento, oscilações na rede elétrica, umidade, trepidações, outros maquinários etc. As balanças industriais da KN Waagen, podem ser configuradas para atender as mais diversas condições de operação. Desde balanças totalmente à prova d’água com grau de proteção até IP69K até balanças a prova de explosão EX para pesagem em áreas classificadas.

Velocidade de estabilização

O tempo necessário para a balança estabilizar a leitura interfere na velocidade de toda a operação. Equipamentos com maior velocidade de estabilização, como é o caso das balanças da KN Waagen, com menos de 1,5 segundos, proporcionam maior produtividade na linha de produção e controle. 

Conectividade

Verifique a necessidade de conectividade da balança com periféricos, como: computador, CLP, coletor de dados, impressoras, etiquetadoras, sinalizadores, etc. Caso necessário, verifique qual o protocolo de comunicação necessário. 

Funções

Outra característica importante a ser avaliada em uma balança industrial são as funções ou aplicações que a balança permite que seja executada, como por exemplo: pesagem simples, contagem de peças, verificação de sobra e falta, pesagem percentual, edição de tara, entre outras. 

Valor do investimento

Avalie cuidadosamente quanto irá despender para comprar uma balança industrial. Opções mais baratas, apesar de oferecerem custo mais baixo, geralmente, são de menor qualidade, exigindo manutenções constantes. Nessa hora é melhor decidir em termos de custo-benefício.

Quais os benefícios em comprar uma balança industrial correta?

Quando as características que destacamos neste artigo não são levadas em consideração na hora de adquirir uma balança industrial, a empresa pode ter alguns problemas e prejuízos, como: alto índice de manutenção, paradas na produção, prejuízos financeiros, falta de confiança nas medições, etc. Por outro lado, quando a empresa se preocupa em adquirir um produto que tecnicamente atenderá as necessidades do processo e ainda possui uma boa qualidade e custo-benefício, diversos benefícios serão notados, como: redução de custos com manutenção, redução do desperdício de materiais, maior controle de produção e qualidade, aumento da produtividade, entre outros. 

Além de uma balança industrial de qualidade, a empresa precisa se preocupar com a conservação desse equipamento. Para isso, um bom planejamento de manutenção e calibração, irá garantir a confiabilidade de todo o processo.  O time de vendas da KN Waagen está preparado para te ajudar a definir o melhor produto para a sua necessidade. Entre em contato conosco.

Categorias
POSTS POPULARES
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR