4 motivos para utilizar um sistema de pesagem na indústria farmacêutica

sistema de pesagem
3 minutos para ler

O sistema de pesagem está ganhando cada vez mais destaque no mercado, e já vem sendo amplamente utilizado em diversos ramos, como agronegócio, indústrias químicas e farmacêuticas, bem como em áreas portuárias, rodoviárias e até mesmo quaisquer outros segmentos que seja necessário um controle eficiente das cargas ou pesagem dos produtos comercializados.

Cada sistema de pesagem deve ser instalado de acordo com a sua finalidade e os tipos de processos executados. Sendo assim, em cada ramo serão necessários tipos diferentes de balança e instrumentação de pesagem. Porém, a indústria farmacêutica é uma que tem uma necessidade maior desse sistema, por conta da precisão que deve ter na produção.

Caso você não saiba muito bem o que é um sistema de pesagem, continue por aqui para entender um pouco mais sobre o processo e como ele pode contribuir para o seu negócio. Veja também alguns motivos para investir em um sistema na indústria farmacêutica. Vamos lá?

Afinal, do que se trata um sistema de pesagem?

Um sistema de pesagem nada mais é do que um conjunto de tecnologias e equipamentos que são utilizados com a finalidade de realizar medições de pesos de variados materiais em processos. Uma das principais ferramentas é a balança, que já vem sendo utilizada desde muito tempo atrás.

O sistema de pesagem dos dias de hoje é composto por sensores e semicondutores fabricados em silício que têm uma sensibilidade muito alta, e também por células de carga digital com tecnologia capacitiva. Esses sensores podem ser utilizados em todos os setores industriais, com opções que não precisam de alteração durante a sua montagem ou instalação.

Em um âmbito geral, o sistema de pesagem auxilia bastante em qualquer tipo de negócio, independentemente do nicho de atuação, pois é necessário ter precisão e credibilidade, tanto na produção quanto na venda de materiais.

Por que investir em um sistema de pesagem na indústria farmacêutica?

1. Segurança de pesar materiais e lotes corretos

Quando se tem um sistema de pesagem eficiente, fica muito mais fácil e seguro para pesar os materiais e lotes corretos. A indústria farmacêutica lida com materiais químicos e reativos, que para terem o efeito necessário, devem ter a composição correta e mais adequada possível.

Sendo assim, um sistema de pesagem contribui bastante para garantir essa segurança, tanto na pesagem dos materiais, quanto para os lotes corretos.

2. Identificação dos materiais com código de barras

Com o sistema de pesagem correto fica muito mais fácil monitorar os materiais que estão sendo produzidos, por conta da composição e do lote, e dessa forma, é mais tranquilo realizar a identificação dos produtos com o código de barras adequado.

3. Automação dos processos de pesagem

Automação dos processos de pesagem significa ganhar competitividade devido a fatores como padronização, rapidez, previsibilidade e diminuição de desperdícios. A automatização da etapa de pesagem, tem como característica os sistemas de pesagem automáticos que não precisam do ser humano para acontecer. Ou seja, a pesagem acontece sem que uma pessoa necessite colocar e tirar um produto de cima de uma balança. Isso evita contaminação e agrega confiança e qualidade ao produto final.

4. Controle da produção

Com sistemas de pesagem bem instalados e calibrados, é possível ter um controle preciso da produção de um material. Proporciona informatização e automação das pesagens ganhando agilidade e economia de tempo. Reduz desperdícios e retrabalhos e proporciona maior confiança no produto final. 

Vale lembrar que a utilidade dos sistemas de pesagem não se restringe somente à indústria farmacêutica, mas como em qualquer outro segmento do mercado.

O que você achou do nosso conteúdo? Conseguiu entender um pouco sobre a importância do sistema de pesagem? Comente em nosso post e nos diga o que você achou!

Categorias
POSTS POPULARES
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR