Saiba de quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção de balança

3 minutos para ler

Muitas organizações utilizam balanças de precisão em sua produção para garantir a boa qualidade dos seus produtos e evitar prejuízos financeiros para a empresa.

Mas, quando essas balanças não são ajustadas e calibradas periodicamente, elas podem apresentar desvios de pesagem, trazendo riscos e prejuízos para toda a empresa.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações para que você entenda mais sobre o assunto e de quanto em quanto tempo é necessário fazer a manutenção da balança de precisão da sua empresa. Confira a seguir:

Qual a periodicidade de manutenção da balança?

A periodicidade de manutenção da balança pode variar em função de três fatores principais, como: frequência de uso da balança, ambiente em que a balança está instalada e por último, a criticidade do processo em que a balança é utilizada. Caso a empresa não tenha nenhum histórico estatístico, o recomendado é que se faça a manutenção preventiva da balança pelo menos uma vez ao ano.

Frequência de uso:
Quanto mais uma balança é utilizada, maior é a probabilidade de desgastes de suas peças e de desvios de pesagem, caso não seja ajustada com determinada frequência.

Ambiente em que a balança está instalada:
Quanto mais uma balança estiver exposta à variações climáticas, choques e impactos, poeiras e sujeiras, materiais corrosivos, umidade entre outros fatores, maior é o fator de desgaste do equipamento.

Criticidade do processo de pesagem:
Quanto maior é a criticidade do processo em que a balança é utilizada, menor deve ser o intervalo de manutenção da balança. Exemplo: se o produto que é pesado na balança tem um alto valor comercial, é extremamente importante, garantir que a balança esteja com seu desempenho confiável para garantir que a empresa não tenha prejuízos por conta de desvios de pesagem.

Como criar um planejamento de manutenção preventiva de balanças?

É recomendado que todo gestor responsável pela manutenção e conformidade dos instrumentos de medição, crie um programa de manutenção periódica para as balançasem sua empresa. Além das manutenções preventivas, o gestor deve se preocupar também com a confiabilidade metrológica das medições.

Para isso, é extremamente importante que inclua nesse planejamento, as calibrações das balanças e suas checagens intermediárias utilizando-se de pesos padrão calibrados. Desta forma, a rastreabilidade e confiança das pesagens realizadas, são garantidas.

O planejamento e controle de manutenção é dividido em três fases: planejamento, programação e controle.

Planejamento: na fase de planejamento os responsáveis precisam listar os equipamentos que farão parte do plano de manutenção, definir o escopo técnico dos serviços a serem realizados, definir o cronograma considerando as periodicidades de cada balança, definir os critérios de aceitação e definir quais recursos serão necessários para a execução do plano.

Programação: com o cronograma definido, a equipe de manutenção pleiteia com as áreas produtivas, as paradas de manutenção, seguindo alguns critérios como: criticidade do processo, tempo disponível, probabilidade de falha.

Controle: a fase de controle consiste em medir tudo que foi feito no planejamento e programação. O controle é realizado através de métricas e indicadores que validarão se as estratégias traçadas pelo planejamento estão corretas. Indicadores como: % de disponibilidade, MTBF, MTTR, Confiabilidade, % de manutenção corretiva, etc.

A KN Waagen é uma empresa especialista em pesagem e oferece alguns Programas de Manutenção e Conformidade que ajudam as empresas a criar esse planejamento e, com isso, garantir a confiabilidade das pesagens realizadas, manter a produtividade da empresa em alta, reduzir prejuízos de paradas não planejadas, evitar problemas com órgãos fiscalizadores (IPEM/Inmetro) e aumentar a vida útil das balanças.

Como cuidar da balança? Boas práticas de pesagem

Além da manutenção preventiva, existem boas práticas de pesagem que a sua empresa pode adotar para preservar o bom funcionamento das balanças analíticas, balanças semi-analíticas e balanças de precisão, aumentando sua vida útil e estado de conservação.

  1. Nivele a balança ajustando os pés niveladores;
  2. Evite grandes diferenças de temperatura entre o objeto e a balança;
  3. Evite correntes de ar na direção da balança (ventilador, ar-condicionado, etc.);
  4. Utilizar a balança em locais planos e livres de vibração mecânica;
  5. Verifique se a rede elétrica não tem oscilações que possam comprometer o equipamento;
  6. Mantenha o prato de pesagem e a balança sempre limpos, livre de resíduos;
  7. Evite pesagens nas extremidades do prato, procure pesar sempre no centro do prato;
  8. Espere alguns minutos antes da primeira pesagem (verifique o manual) para o aquecimento da balança;
  9. Cuidado com a sobrecarga na balança;
  10. Evite movimentar a balança de um lugar para o outro para não perder a rastreabilidade de sua calibração;
  11. Faça checagens com pesos padrão calibrados.

Como mencionado no último item, a checagem intermediária das balanças utilizando peso padrão calibrado é uma ferramenta de extrema importância para medir se os resultados da pesagem estão dentro das tolerâncias pré-estabelecidas pela empresa. Caso a diferença entre o valor do peso padrão e o valor lido na balança seja maior que a tolerância definida, é preciso agir e antecipar a manutenção preventiva planejada.

Procure sempre por uma empresa de confiança para realizar a manutenção da balança de precisão do seu estabelecimento, assim você garante que esse processo será feito dentro das normas do Inmetro, evitando falhas e problemas para a empresa.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site e entre em contato conosco. Teremos o prazer de mostrar nossas soluções disponíveis e tirar todas as suas dúvidas referentes ao assunto!

Categorias
POSTS POPULARES
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR