Como é feito o processo de calibração da balança analítica?

3 minutos para ler

A única maneira de garantir precisão e confiança nos resultados de pesagem para reduzir os erros que podem gerar prejuízos para a empresa e interferir no ritmo de produção é calibrar a balança analítica.

Entender como funciona esse processo é essencial para diminuir as chances de ter um produto de qualidade ruim, ter problemas com auditoria e fiscalização, diminuir a credibilidade da empresa para os clientes e pela falta de padronização, que pode comprometer o desempenho.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre como funciona o processo de calibração de uma balança analítica. Confira a seguir:

Por que fazer a calibração de uma balança analítica?

A balança analítica possui capacidade de pesar materiais com muita precisão, mas para que isso seja possível, é necessário que a balança analítica seja constantemente verificada com peso padrão para acompanhar seus desvios.

Além disso, é preciso que esteja com sua manutenção em dia para prolongar sua vida útil e estar em conformidade com as especificações técnicas e por último, ser periodicamente calibrada por um laboratório competente para atestar a confiabilidade das suas medições e comprovar sua rastreabilidade. A partir desses processos, é possível reduzir erros e também prejuízos.

É comum que com o tempo esses equipamentos sofram algum tipo de desgaste, independente do material a ser pesado, da tecnologia e materiais utilizados para a sua confecção, e por isso, o ajuste e a calibração são essenciais.

O tempo entre as calibrações pode variar de acordo com o uso da balança analítica, do tipo de material a ser pesado, das condições do ambiente onde a balança é utilizada e também da criticidade do processo em que a balança é utilizada.

Outro ponto importante que faz com que a calibração seja essencial é que a sua empresa estará resguardada contra possíveis não conformidade em auditorias e autuações de fiscalização do IPEM, evitando multas ou interditando o uso do equipamento. Porém, vale ressaltar que só a calibração não é suficiente, o controle periódico do equipamento se faz necessário para comprovar a confiabilidade das medições.

Como é feita a calibração da balança analítica?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que esse serviço deve ser realizado por um laboratório de calibração que comprove sua competência técnica e rastreabilidade. Para isso, existe a RBC (Rede Brasileira de Calibração) que é formada por laboratórios acreditado pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro).

Isto é, são avaliados periodicamente pelo Inmetro quanto à adequação do seu sistema de gestão da qualidade à norma NBR ISO/IEC 17025 que é uma norma específica para laboratórios de calibração. Além disso, têm sua capacidade técnica avaliada periodicamente por auditores do Inmetro a fim de que os resultados das calibrações sejam confiáveis.

Agora que falamos sobre o porquê é importante calibrar a balança analítica e por quem esse serviço deve ser feito, vamos entender como funciona esse processo.

A calibração é realizada através de uma comparação quantitativa entre os valores da indicação da balança e do peso padrão de massa conhecida. Para isso, é necessário colocar o peso padrão sobre o prato da balança de forma centralizada, comparando a leitura da balança com o valor real do certificado de calibração do peso padrão.

O processo de calibração da balança analítica consiste em três ensaios que avaliam o desempenho e confiabilidade do equipamento, são eles:

  1. Ensaio de Excentricidade;
  2. Ensaio dos Erros de Indicação;
  3. Ensaio de Repetibilidade.

O ensaio de excentricidade identifica os erros de canto do equipamento. Já o ensaio de erros de indicação e repetibilidade, indicam o erro de medição e a incerteza associada.

Periodicidade de calibração

A periodicidade da calibração da balança analítica deve levar em consideração alguns fatores como: frequência de uso, ambiente e criticidade do processo. Ou seja, quanto maior a frequência de uso, mais agressivo for o ambiente e maior a criticidade do processo envolvido, menor deve ser o intervalo entre uma calibração e outra.

Análise crítica dos resultados

Após toda calibração, é dever o responsável pelo equipamento, realizar a análise crítica dos resultados da calibração, pois o equipamento só é validado com base no critério de aceitação. O erro mais a incerteza deve ser menor ou igual ao critério de aceitação. Portanto, deve-se verificar se os critérios estipulados pela empresa estão de acordo com o impresso no certificado.

É responsabilidade das empresas garantir a confiabilidade metrológica de seus equipamentos. Ou seja, garantir que o resultado apresentado em uma medição esteja de fato confiável.

Como dissemos, para que essa calibração seja adequada, é preciso contar com uma empresa capacitada para isso, evitando erros e consequências negativas para o seu negócio.

Portanto, buscar uma empresa de calibração de confiança e boa reputação é tão importante quanto ter o próprio equipamento. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site e entre em contato conosco!

Categorias
POSTS POPULARES
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR