Manutenção Preventiva em Balanças

O serviço de Manutenção Preventiva em Balanças é indicado para qualquer tipo de balança ou sistema de pesagem. O serviço visa aumentar a vida útil das balanças, através de intervenções técnicas feitas periodicamente para garantir que o equipamento esteja funcionando conforme suas especificações técnicas de fabricação, e com isso, ter a confiança e exatidão dos resultados apresentados e redução de custos para as empresas, evitando paradas inesperadas ou multas de fiscalização. A manutenção preventiva deve ser feita com uma periodicidade determinada pelo cliente em função da utilização de cada equipamento. Portanto, quanto maior for a utilização de um equipamento, maior será o desgaste e consequentemente, maior deve ser a frequência de manutenção para garantir a confiança metrológica dos resultados das pesagens feitas neste equipamento. A manutenção preventiva consiste na revisão completa no sistema mecânico, limpeza com remoção de detritos que prejudicam o desempenho do equipamento, avaliação do desgaste das peças, revisão completa dos sistema eletrônico com limpeza técnica nas placas, soquetes e teclados, verificação de conexões e cabos, programação e configuração da resolução e filtros digitais e ajuste de linearização e excentricidade do sistema eletromagnético ou célula de carga.

Após a realização da manutenção preventiva, é emitido um certificado de calibração que pode ser:

  • Calibração Rastreada à RBC que indica a incerteza máxima da balança e é indicada para empresas que não tem um sistema da qualidade implantado ou que atendem à norma ISO 9001. Saiba mais aqui
  • Calibração RBC (rede brasileira de calibração) que tem a incerteza de calibração associada a cada ponto calibrado e é indicado para empresas que atendem às exigências das principais normas da qualidade e organismos reguladores como ISO 9001, ISO 17025, QS 9000, TS 16949, Anvisa e outros.